a menina das balas de caf
ANALISE E RELATÓRIO DO TEXTO A MENINA DAS BALINHAS DE CAFÉ
Mateus Fraga dos Santos
Marcus Knevitz
Fazendo uma analise do texto de GERIVALDO ALVES NEIVA, podemos afirmar que a cena por ele descrita é uma cena comum no dia-a-dia de grandes metrópoles, porem, no entanto em município mais afastados de capitais torna-se um tanto raro esta cena.
Ao ler este texto temos varias e distintas visões, opiniões e analises que certamente divergem uma da outra dependendo no grau de instrução, classe social, região geográfica, área de atuação na sociedade.
Analisando esta situação como alguém dos direitos humanos, podemos dizer que esta menina que vende balas de café foi uma pessoa desprovida de família, que não teve base familiar estruturada para a mesma lhe dar alimentação, estudo, condição digna de vida e ela vêm a ser uma vitima da sociedade, e nos (sociedade) temos que ajuda-la a sair dessa condição, ela é uma coitadinha e merece a nossa ajuda. Ao olhar do empreendedorismo podemos afirmar que esta menina uma empreendedora, pois ela esta buscando mais uma fonte de renda para a sua família, para dar mais uma segurança econômica a seus entes. Na visão do direito podemos pensar em varias situações, ela é uma menina desprotegida pela ECA (estatuto da criança e do adolescente), trabalhando em extremas condições de perigo, sem estar devidamente protegida e recompensada. Ela pode ser empregada de alguém trabalhando como vendedora se for este o caso ela também estaria em situação irregular, pois não tem condições dignas de trabalho. A menina também pode ser vendedora autônoma desde que esteja frequentando a escola regularmente, caso não esteja seria dever do conselho tutelar regular essa situação. Esta menina caracteriza um empresário individual ou algum outro tipo de empresa para ter seus direitos de empresaria assegurados? Tão certo quanto sem duvida esta menina não tem nada de registro a não ser a sua certidão de nascimento, provavelmente gravida