A Massai Branca - Roteiro para análise
2) Trocas culturais observadas entre os personagens nas diversas situações mostradas no filme.
3) Relações entre crenças tradicionais e pensamento ocidental racional.
4) Relações de gênero e percepções culturais dos personagens.
5) Diferenças entre visões de mundo dos personagens com relação a valores materiais.
1) Para Carola, o sexo, além de ser praticado para satisfazer sexualmente a si mesma e ao seu companheiro, era uma forma de expressar os sentimentos e dar amor e carinho. Para Lemalian e os guerreiros massai em geral, o sexo vaginal era permitido somente quando quisessem procriar; antes do casamento o sexo era feito via anal. Como as demais mulheres da tribo eram circuncidadas antes do casamento, ao ouvir Carola gemendo durante a relação, Lemalian pensou tê-la machucado.
2) Carola mostra a Lemalian como é feito o sexo em sua cultura e o ensina a dar carinho.
3) Na cultura massai, quando uma menina completa 15 anos ela participa de um ritual no qual o seu clitóris é mutilado, como tradição. Carola, ao presenciar uma das cenas, fica aterrorizada e busca ajuda para tentar impedir aquela prática, pois a considera irracional e desnecessária.
Outra cena que surpreendeu Carola foi notar uma mulher grávida jogada no chão, sentindo dores de parto e os demais vizinhos por perto parados observando, sem dar nenhum tipo de ajuda; mais tarde ela percebeu que na cultura massai eles acreditavam que mulheres nessa situação estão enfeitiçadas, então ninguém deveria se aproximar.
4) Na cultura massai, uma mulher casada não deve nunca olhar fixamente para outros homens nem sorrir para os mesmos, pois tal ação é considerada flerte e desrespeito ao companheiro. Uma mulher não deve nunca gritar com seu marido, muito menos ousar batê-lo, tal atitude é considerada inaceitável entre os homens massai. Elas não devem também tirar a roupa para banhar-se