A marca Nestlé
ETEC de Hortolândia
ESCOLA TÉCNICA DE HORTOLÂNDIA
BEATRIZ SOARES SOUZA
GRACIELE MAGALHÃES
JAIANNY SAMARA
JEFERSON LUCAS
JEFERSON SILVA
MARILIZ PARANHOS
VANESSA BISPO DE FREITAS
APLICAÇÃO DOS 5S NA SALA DOS PROFESSORES
Hortolândia
2014
BEATRIZ SOARES SOUZA
GRACIELE MAGALHÃES
JAIANNY SAMARA
JEFERSON LUCAS
JEFERSON SILVA
MARILIZ PARANHOS
VANESSA BISPO DE FREITAS
APLICAÇÃO DOS 5S NA SALA DOS PROFESSORES
Trabalho realizado sob a orientação da Professora Ana Jutka, do componente curricular Técnicas Organizacionais, apresentado ao Centro Paula Souza na Escola Técnica de Hortolândia, como requisito para avaliação didática.
Hortolândia
2014
Introdução
O programa 5S surgiu nas empresas japonesas após a Segunda Guerra Mundial. Representam cinco princípios, ou melhor dizendo, sensos, que auxiliam na melhoria dos processos e na qualidade dos mesmos. Inicialmente, os 5S eram utilizados como forma de evitar desperdícios, minimizando assim os efeitos da guerra e da gestão inadequada. Com os novos desafios tecnológicos, o programa foi se aprimorando, de forma a se adequar às diversas realidades de setores do mercado.
A metodologia pode ser resumida pelos cinco sensos - senso de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e de autodisciplina. No japonês, essas palavras iniciam com S, daí o nome do programa. Elas são escritas respectivamente da seguinte forma: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitseku. Ao longo deste trabalho, cada S será explicado e sugestões de aplicação serão mostradas no respectivo ambiente selecionado.
Atualmente, muitas empresas, inclusive no Brasil, já adotam os sensos nas rotinas diárias. Além da melhoria dos processos e evitar desperdícios, essa metodologia deixa os ambientes agradáveis e organizados. E isso, pode ser aplicado em qualquer ambiente. Nesse sentido, este trabalho