a magica do marketing
IGOR DE PAULA MARTINS De acordo com Fraga (2006) se observada de forma pragmática, a palavra assume sua tradução: "mercado". Pode-se, então, afirmar que marketing é o estudo do mercado. Tem como objetivo ser ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando à satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros das empresas de produção ou prestação de serviços.
Tavares (2004) aponta como um aspecto importante a missão do profissional de vendas é dar consultoria a seus clientes, ajuda-los a ter retorno em seus investimentos e a evitar desperdícios de tempo e dinheiro. É como se ele tivesse uma bola de cristal, um mapa com coordenadas planejadas e disciplinadas para atingir um alvo certo: a satisfação do cliente. Para vender na competividade, o Consultor de vendas tem que descobrir os seus segredos, seus potenciais e depois olhar na Bola de Cristal como usar suas ferramentas em apoio ao cliente. Mas o segredo da bola de cristal não está em seu brilho ou reflexo, está em sua transparência.
Kotler e Armstrong (1999) apontam questionamentos que são os sintomas do consultor de vendas do novo milênio, uma febre que invadiu todas as grandes empresas multinacionais do mundo e se espalhou no brasil. Vender não e mais um ato mecânico de carácter meramente mercantil, mas uma consequência de vários atos, impulsionados pela dedicação, presteza e competência.
Para Kotler (1999) o marketing de hoje deve ser entendido como uma forma de entender o cliente e satisfazer as suas necessidades e desejos. É o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar o seu valor de volta. Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. É despertar, nos