Tipos de caule
Os caules chamados de trepadores ou volúveis são estruturas finas e longas que crescem enroladas nos mais variados tipos de suporte, como chuchu, jasmins e heras.
Os caules classificados como eretos são aqueles que crescem perpendicularmente ao chão.
Os troncos são um tipo de caule aéreo. Possuem estruturas robustas e cilíndricas, desenvolvidas na parte inferior com ramificações na parte superior. Podem ser encontrados em dicotiledôneas basais, na maioria das árvores e arbustos do grupo das gimnospermas. Própria de vegetais como a couve, a haste é um estrutura mole, geralmente verde e ramificada.
Os estipes geralmente são caules não ramificados, que apresentam em sua parte superior um aglomerado de folhas. É um tipo de caule encontrado em espécies de palmeiras.
O caule tipo colmo é bem semelhante ao estipe: eles se diferem apenas porque apresentam nós e entrenós bem visíveis. É típico do bambu, milho e cana-de-açúcar.
Os caules subterrâneos desenvolvem-se sobre o solo e são ricos em substâncias nutritivas. Eles são classificados em rizomas, tubérculos e bulbos.
Os rizomas são caules que apresentam gemas laterais e crescem sob a superfície do solo emitindo algumas folhas, como o gengibre e a samambaia.
Os tubérculos são muito utilizados na alimentação porque armazenam substâncias nutritivas, como, por exemplo, a batata-inglesa.
Formados por caule e folhas modificadas, o caule tipo bulbo é