A poção mágica do sucesso das havaianas: marketing e comércio internacional
Nos anos 90, a Alpargatas definiu uma estratégia de marketing que mudou completamente o status das sandálias, lançando várias versões das Havaianas. A partir daí começou a brilhar no mercado internacional, nas passarelas da moda e agora está nos pés de personalidades como o presidente da República, a rainha Sílvia da Suíça, a princesa Stéphanie de Mônaco e tantas outras.
Em entrevista exclusiva ao EstudeComex, a diretora de Comércio Exterior da São Paulo Alpargatas, Angela Tamiko Hirata, conta um pouco sobre essa fabulosa trajetória.
EstudeComex – Há não muito tempo, as sandálias Havaianas não tinham no Brasil o glamour que estão conquistando tanto no País como no mercado internacional. Qual foi a estratégia da Alpargatas para mudar o status do produto?
Angela Hirata – O glamour das Havaianas veio com a mudança de estratégia de revitalização da marca em 1994, com o lançamento das Havaianas Top. Essa estratégia de revitalização incluiu o lançamento de cores da tendência da moda, embalagens, novos expositores e propaganda direcionada para um público consumidor de classe média. Já no primeiro ano atingimos os objetivos e passamos a distribuir em lojas especializadas em calçados. Sem dúvida, a propaganda também teve um papel fundamental na construção do valor da marca.
A senhora foi a precursora da idéia de levar o produto para o mercado internacional. Naquela época pode até ter parecido uma idéia visionária. Qual é a sensação de ver o resultado desse sonho?
- Vim para somar à nova estratégia da São Paulo Alpargatas de inserir seus produtos num mercado internacional, encarando as exportações de uma maneira estratégica. Existe um trabalho de equipe de profissionais que trabalham com os distribuidores, promovendo as vendas e a correta exposição dos produtos nos pontos de vendas. Sua missão é fazer com que o distribuidor de cada país perceba que aquela marca possui alto valor agregado, ou