MARKETING PESSOAL
Certamente, você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica. Esse conceito deve ser levado à sério no mercado de trabalho.
Estamos vivendo a era da informação, da propaganda, do marketing, onde a imagem que você passa é o seu diferencial, podendo abrir ou fechar portas. Esse novo tempo apresenta um mercado de trabalho altamente competitivo, exigindo que o profissional se destaque da multidão. Para isso, é fundamental saber trabalhar seu marketing pessoal.
Mas, afinal, o que é marketing pessoal? É a gestão da própria imagem no plano pessoal, profissional, na busca de realizações , nas relações familiares... enfim.
No dia-a-dia, estamos sempre lidando com o marketing e ,na maioria das vezes, nem nos damos conta. Quando vamos ao supermercado e escolhemos um produto entre diversas opções apresentadas na prateleira, significa que o marketing ou a imagem positiva daquele produto convenceu-nos a comprá-lo. O mesmo sistema funcionará na sua vida profissional e pessoal.
No caso de um processo seletivo, o marketing pessoal ocorre no momento em que desenvolvemos estratégias na forma de apresentar a nossa imagem profissional, no sentido de se destacar entre os diversos candidatos, convencendo a empresa a contratar-nos.
Para construir nosso marketing pessoal é preciso termos objetivo definido, elemento fundamental para o desenvolvimento das estratégias de gerenciamento de nossa imagem profissional.
Devemos ressaltar que o marketing pessoal é mais uma ferramenta que nos auxilia na conquista de um trabalho e não um passe de mágica. Nossa imagem deve ser solidificada em competências realmente existentes em nosso perfil.
Tendo a consciência de que esta ferramenta faz parte da engrenagem, que precisa funcionar em conjunto com nossa verdade.
Hoje, a preocupação com o marketing pessoal é comum entre as diversas áreas profissionais. Os políticos, os artistas, os jogadores de futebol, por exemplo, contam com uma equipe que