A lógica no dia-a-dia
O pai da Lógica – Aristóteles, (384 322 a.C.),- escritor, biógrafo, matemático, biólogo e filósofo grego, também considerado o homem mais erudito de todos os tempos, era essencialmente um homem de cultura, de estudo, de pesquisas, de pensamento, que se isolou da vida prática, social e política, para se dedicar à investigação científica. Pelo rigor de sua metodologia, pela amplitude dos campos em que atou e pelo seu empenho em considerar todas as manifestações do conhecimento humano como ramos de um mesmo tronco, foi o primeiro pesquisador científico no sentido atual do termo. A sua obra percorre todos os caminhos do saber: da biologia à metafísica, da psicologia à retórica, da lógica à política, da ética à poesia. Torna-se impossível resumir a fecundidade do seu pensamento em todas as áreas. Um dos vectores fundamentais do pensamento de Aristóteles é a Lógica; é denominada por ele analítica, e representa a metodologia científica.
A Lógica de Aristóteles pretende mostrar como o pensamento procede, quando pensa, qual é a estrutura do raciocínio, como são feitas as demonstrações, e tem como princípio orientar o pensamento em suas várias direções, para impedir o homem de cair no erro. Aristóteles criou a lógica, com o seu famoso silogismo.
O silogismo de Aristóteles pode ser definido assim: é um trio de juízos, no qual o último, que é a conclusão, contém uma verdade que se