logica
Nas décadas de 50 e 60, pesquisadores previram que quando o conhecimento humano pudesse ser expresso usando lógica com notação matemática, supunham que seria possível criar uma máquina com a capacidade de pensar, ou seja, inteligência artificial. Isto se mostrou mais difícil que o esperado em função da complexidade do raciocínio humano. A programação lógica é uma tentativa de fazer computadores usarem raciocínio lógico e a linguagem de programação Prolog é comumente utilizada para isto.
Na lógica simbólica e lógica matemática, demonstrações feitas por humanos podem ser auxiliadas por computador. Usando demonstração automática de teoremas os computadores podem achar e checar demonstrações, assim como trabalhar com demonstrações muito extensas.
Na ciência da computação, a álgebra booleana é a base do projeto de hardware.
Diariamente somos bombardeados com mensagens publicitárias que se utilizam da lógica para nos seduzir com os seus produtos. Em cada aspecto do nosso dia-a-dia, utilizamos, até mesmo involuntariamente, noções de lógica para encadear o nosso raciocínio e justificar as nossas conclusões. O nosso objetivo é motivarmo-nos para o fantástico mundo da lógica, mostrando que o conteúdo da lógica é necessário, pois auxilia-nos no raciocínio e na compreensão de conceitos básicos de qualquer disciplina que nos dispomos a estudar, preparando-nos, assim, para o entendimento do conteúdo de tópicos avançados.
O pai da Lógica - Aristóteles, (384 322 a.C.),- escritor, biógrafo, matemático, biólogo e filósofo grego, também considerado o homem mais erudito de todos os tempos, era essencialmente um homem de cultura, de estudo, de pesquisas, de pensamento, que se isolou da vida prática, social e política, para se dedicar à investigação científica. Pelo rigor de sua metodologia, pela amplitude dos campos em que atuou e pelo seu empenho em considerar todas as manifestações