Pedagogia
(Vídeo 1)
Por trás de cada produção existe a história. O passado e o futuro sempre estão no presente.
A Historia na Psicologia tem por volta de dois milênios e esse tempo refere – se à Psicologia no Ocidente, que começa entre os gregos no período anterior a era cristã. Para compreender a diversidade da apresentação da Psicologia é indispensável recuperar sua historia.
Os gregos foram os mais evoluídos da antiguidade. Uma produção bem planejada levou a criação das primeiras cidades estados/polis.
As riquezas da época geraram crescimento, e esse crescimento exigia soluções praticas para a arquitetura, agricultura e a organização social. E isso explica os avanços na física, na geometria, na teoria política, inclusive com criação do conceito da democracia.
Alguns homens como Platão e Aristóteles decidiram – se a compreender o espírito empreendedor dos conquistadores gregos, ou seja, a Filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade. É entre os filósofos gregos qe surge a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia.
O termo Psicologia vem do grego (Psique= alma, Logos= razão), portanto a psicologia é o Estudo da alma.
Os filósofos pré – socráticos preocupavam – se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção. Discutiam, se o mundo existe porque o homem o vê ou se o homem vê o mundo que já existe.
Havia uma oposição entre os idealistas, a ideia forma o mundo, e os materialistas, a matéria que forma o mundo já é dada para a percepção.
É com Sócrates que a Psicologia de antigamente ganha consistência. Sua maior preocupação era com o limite que separa os homens dos animais. Dessa forma foi postulado que a principal característica humana era a razão.
Ao definir a razão como peculiaridade do homem ou como essência humana, Sócrates abre um caminho que a Psicologia poderia explora – la.
As teorias da consciência é fruto dessa primeira sistematização na Filosofia.
Platão procurou definir um lugar para a