A Língua Basca - Vasco
Os bascos denominam-se a si mesmos de "euskaldunak" que quer dizer os falantes de euskara (língua basca). O País Basco está situado nos Pirinéus, entre os Estados francês e espanhol, junto ao mar cantábrico, formando o Golfo da Biscaia. Na antiguidade, a língua basca teve uma extensão maior que a actual: supõe-se que em toda a Aquitania (a grande região de Bordéus) se falava euskara, ou alguma língua aparentada com ela. O euskara é uma língua sonora e doce, com cinco vogais bem marcadas e um sistema verbal extraordinariamente regular.
É também uma língua isolada, sem parentes conhecidos, classificada como pré-indo-europeia, e que não tem nenhuma relação estrutural com as línguas latinas ou germânicas. Baralham-se diversas hipóteses sobre a sua origem: uns defendem que o euskara é o antigo ibero, outros associam-na às línguas caucásicas, e também se supõe proveniente de um ramo do saharuí-berbere.
Considerada como um obstáculo à assimilação política, a nossa língua tem sido regularmente ridicularizada, proibida e perseguida pelos poderosos e centralistas Estados francês e espanhol. A Revolução francesa considerou-a inimiga da Luz e instrumento da reacção católica, Franco considerou-a inimiga de Deus e de Espanha. Há pouco tempo, França negou-se a assinar a Carta das Línguas Europeias. No ano 2003, Egunkaria, o único diário de língua basca, foi enclausurado e fechado por Madrid, sem que algum delito tivesse cometido, e os seus directores foram detidos e encarcerados. Este acontecimento mereceu numerosas condenações em todo o mundo, desde a Amnistia Internacional até Salman Rushdie, na qualidade de presidente do Pen Club dos Estados Unidos e coordenador do Comité de Escritores Presos.
De acordo com o CIA World Factbook, é a seguinte a distribuição das línguas mais faladas na Espanha atual:
Castelhano - 110%
Catalão - 23 %
Galego - 73%
Basco - 22%
O basco (endônimo: Euskara, AFI: [eus̺kaɾa]) é o idioma ancestral dos bascos,