Pais Basco
Alunos : Camila Mirele, Hugo, Nathália, Andrew.
Turma : 2° - A - Redes de Computadores
Data : 21/08/2012
Bandeira
A Ikurriña é a bandeira oficial do País Basco desde a aprovação do estatuto de autonomia em 1979. Também é utilizada de forma mais geral - e, às vezes, de forma controvertida- como bandeira basca nos sete territórios tradicionais de Euskal Herria.
Foi criada en 1894 pelos irmãos Luis e Sabino Arana (o fundador do Partido Nacionalista Basco), e num princípio correspondia, dentro da série de bandeiras que desenharam, à que identificava o território de Vizcaya. Posteriormente passou a representar aos sete territórios bascos e, com a constituição da comunidade autônoma do País Basco ou Euskadi, se adoptou como sua bandeira oficial.
Brasão
O Brasão de armas atual do País Basco é formada por quatro quartéis que representam aos três territórios históricos do país basco (Álava, Guipúzcoa e Biscaia) e um quarto, no qual só aparece um fundo vermelho, cercado por uma coroa de folhas de carvalho, memória da árvore de Guernica.
História
Desde o Paleolítico, a região tem sido influenciado por uma serie de povos: celtas, romanos, francos, visigodos, muçulmanos,castelhanos e ingleses. Atualmente, o País Basco recebe a influencia do resto da Espanha e da França. Entretanto, o povo manteve sua identidade cultural, inclusive a língua.
Domínio romano
O noroeste da península ibérica, incluindo o território basco, foi alcançado pelos romanos sob a liderança do general Pompeu, no século I a.C., mas o domínio não foi consolidado até a época do imperador Augusto.
Invasões barbaras
A história do País Basco torna-se novamente obscura com a chegada dos povos germânicos e o colapso do Império Romano. Provavelmente foram os suevos que atravessaram pela primeira vez os Pirenéus ocidentais, em 409.
No século VI
Fronteiras atuais
A