Língua Basca
A palavra "basco", deriva do latim vasco, plural vascões. Uma teoria sobre a origem é a de que ela derive da latina boscus ou buscus que significa "área arborizada" (bosque, floresta). Estão vascões significa "aqueles que vivem nas terras arborizadas".
Os governos espanhol e francês tentaram, principalmente durante a guerra franquista, tirara identidade cultural e linguística basca. O governo espanhol reverteu os avanços do nacionalismo basco, por ter lutado do lado oposto da Guerra Civil Espanhola. A atividade cultural basca foi limitada a eventos folclóricos e à Igreja Católica.
De acordo com a BBC "cerca de 90% das crianças bascas estão agora matriculadas em escolas de ensino em língua basca". Contudo, em Navarra, o basco foi declarada língua em extinção, desde que o governo conservador da Unión del Pueblo Navarro se opôs ao nacionalismo basco e aos símbolos bascos, destacando sua própria autonomia.8
O incentivo à língua basca tem causado protestos por aqueles que temem que os falantes apenas de espanhol passem a ser vistos como cidadãos de segunda classe. De qualquer forma, o espanhol é hoje essencial para a vida cotidiana.
Línguas similares: Ibero Georgiano Vascónicas A principal característica é a luta para manter sua identidade como povo, língua, cultura e modo de vida. Não querem ser incorporados por outra cultura, como a maioria dos povos que habitaram a Península Ibérica e a Europa.
Status político e violência
Os Bascos é um povo em minoria, correspondem a um povo que aspira conquistar seu território para colocar em prática sua cultura, seus costumes e não viver subordinado ao governo do país que habitam.