A ludicidade no desenvolvimento infantil
Capítulo 1
1. A ludicidade como forma de aprendizagem para o desenvolvimento Infantil.
O ciclo da vida é um constante aprendizado nascemos, crescemos e morremos dessa é uma realidade que ninguém pode fugir.
O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”. Se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo. (ALMEIDA, 2009).
Em analise empírica de crianças e adolescentes é possível constatar que a criança e mesmo o jovem opõe uma resistência à escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica, não é prazerosa, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica, contudo o lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana.
O brincar é muito importante na vida do ser humano, pois no brincar permite-nos desenvolver o cognitivo, físico, afetivo, social e emocional.
O brincar faz parte de todas as etapas da vida, pois ele permite que as crianças vivenciem inúmeras situações do dia a dia e através dessas situações podem representar papeis sociais que conhecem como ( pais, mãe, professor e medico) desta forma ela compreende cada papel da vida adulta.
Não conseguimos imaginar uma infância sem brincadeira, pois até mesmo quem não teve acesso a brinquedos fabricados, certamente brincou com brincadeiras culturais ou produziu seu próprio brinquedo. Quem não se lembra de alguma brincadeira, brinquedo que brincava sozinho ou em grupo? Todos nos se lembramos. Pois na infância uma das lembranças mais valorosas que temos é o brincar. E ainda tem gente que questiona se o brincar é mesmo importante.