Forças macro
POLITICO LEGAL
•Em 2003 com a criação do Ministério do Turismo (MTur),o Governo Federal reconheceu o Turismo como atividade de grande relevância para o desenvolvimento nacional,considerando o setor como uma das dez prioridades da sua gestão.Logo depois construiu,de forma participativa o Plano Nacional de Turismo,para o período 2003-2007,e constituíram como política pública indutora do desenvolvimento socioeconômico do pais.A regionalização é então assumida como política publica de Turismo,materializada no "Programa de Regionalização do Turismo".
• A Câmara de Regionalização do Turismo foi estruturada dentro do Conselho Consultivo de Turismo do Estado,passando a atuar em sinergia com a SETU nas ações do processo de regionalização,e com a contribuição do Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Turismo no começo de 2003 tiveram inicio as discussões sobre a Regionalização do Turismo no Estado.
DEMOGRÁFICA
•Em 2004 foi realizada a primeira classificação do Nível de Desenvolvimento do Turismo dos Municípios,no qual foram avaliados e classificados como: Promover, Qualificar para Promover,Qualificar e Desenvolver.Essa definição permitiu a hierarquização das Regiões Turísticas,sendo identificadas como prioritárias:1.Cataratas do Iguaçu e Caminhos do Lago de Itaipu,2.Rotas do Pinhão - Curitiba e Região Metropolitana,3.Litoral do Paraná e 4. Campos Gerais.
•Foram elaboradas novas pesquisas entre 2009-2012,e os municípios foram classificados em cinco níveis que revelam o Nível de Desenvolvimento do Turismo dos Municípios são eles:
- Nível A. Faixa entre 8,1 e 10,destacam-se os municípios de Curitiba,Foz do Iguaçu,Londrina,Maringá,Paranaguá e Ponta Grossa.
-Nível B. Faixa entre 6,1 e 8,0 encontram-se 25 municípios,entre eles destacam-se algumas regiões metropolitanas como:Pinhais,Piraquara,São Jose dos Pinhais e Araucária.Destaca-se também Morretes.
-Nível C. Faixa entre 4,1 a 6,0, encontram-se 54 municípios,entre