A lua
A lua sempre foi referencia para o homem, por exemplo: era guia de navegação, luz para o homem, ou referencia para as atividades agrícolas e acima de tudo, era um pratico relógio.
Na antiguidade, contar o tempo não era uma tarefa simples. Havia apenas duas escolhas, observar o sol ou a lua.
As fazes da lua são respectivamente:
Se não a vemos, é lua nova.
Se estiver redonda, é lua cheia.
Há apenas de 28 a 29 dias no ciclo lunar, é fácil de contar, então a maioria das sociedades começou com o calendário lunar.
A lua também exerce um poder físico sobre a terra, ela controla as marés, isso porque a lua atrai a água com sua forca gravitacional.
A lua também é responsável pela continuação da vida na terra, pois a lua estabiliza o clima do planeta, ela mantém constante a inclinação do eixo gravitacional da terra.
Com o passar dos tempos, todos queriam saber a origem da lua.
Em 455 a.C, o sábio grego alexagoras teorizou que a lua não passava de uma rocha lançada pela terra, a maioria de seus contemporâneos achavam que ela era um deus.
Em 1609 o astrônomo italiano Galileu Galilei apontou um telescópio para ela e percebeu que havia uma paisagem, um terreno de outro mundo. Galileu fez desenhos exatos da lua, e comprovou que ela era um planeta solido. Em 1873, o astrônomo Edward Roche, ele defendeu a teoria da eco-agregacao, dizia que aterra e a lua nasceram ao mesmo tempo, dos mesmos materiais.
Depois dele, vários outros fizeram suas teorias, como Jorge Darwin, filho de Charles Darwin, ele dizia que a cada ano a lua se afastava cada vez mais da terra, e isso só foi comprovado 95 anos depois.
Outra teoria foi a do capitão da marinha dos EUA em 1909, segundo ele a lua se formara em outra parte do sistema solar, mais em um momento ela se aproximou da terra e foi capturada pela