Resumo: concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa: uma abordagem em sala de aula
Centro de Ciências Sociais e Educação
Campus X – Núcleo de Igarapé -Açu
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Linguagem
Docente: Jordana T. S. Lisboa
Discente: Elciene Santos Botelho
RESUMO
Igarapé-Açu
Jun/2012
Elciene Santos Botelho
Resumo apresentado na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Linguagem, como requisito avaliativo para a segunda avaliação, orientado pela Professora Jordana T. S. Lisboa.
Igarapé-Açu
Jun/2012
RESUMO
Segundo o texto “Concepções de linguagem e ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem em sala de aula’’ da autora, Claudia Vanessa Bergamini, o século xx foi marcado pela evolução da tecnologia que se pôs a serviço das diversas áreas de conhecimento. Tomando em específico a língua, instrumento responsável pela interação entre os seres humanos.
Nesse contexto, de que a língua é um veículo de comunicação é que vamos construindo a linguagem poupo há pouco. A meu ver, esse conceito de língua não se restringe somente para o discurso entendido como fala, mas, também, enquanto texto escrito.
A muito que a língua vem sendo estudada, com a publicação do Curso de Linguística Geral de Saussere, temos outro conceito.
Para Cardoso (1999, p.15) “a língua é um fato social, porque pertence a todos os membros de uma comunidade, é exterior do indivíduo, e esse não pode nem criá-la e nem modificá-la”.
Outras contribuições importantes para o desenvolvimento do estudo da linguagem advêm de filósofos como Gatlob Frege, Bertrand Russel e Ludwig Wellgenstein que investigaram a questão da natureza do significado de nossas expressões linguísticas, assim, como o da verdade de nossas proposições.
A autora menciona, ainda, Mikhail Bakhtin que realizou estudos sobre a natureza da linguagem, bem como suas relações com a sociedade.
Segundo Bakhtin (1986, p.14) “língua