A Logística do Carnaval – Do Samba Enredo à Marques de Sapucaí
DE
LOGÍSTICA
A Logística do Carnaval – Do Samba Enredo à Marques de Sapucaí
Nome: Pedro França Oliveira Vieira
Matrícula: 2011122771
A estratégia logística da concentração dos carros na Marques de Sapucaí
Uma das festas de maior repercussão no país é o Carnaval do Rio de Janeiro, realizado No Sambódromo Marques de Sapucaí, localizado ao lado da Av. Presidente Vargas, uma das mais importantes vias da Cidade. Sendo assim, se faz necessária uma complexa organização logística para não travar o restante da cidade em época de desfiles, antes, durante e depois de as Escolas de Samba passarem pela avenida.
Durante um ano inteiro de trabalho, as escolas fabricam os carros alegóricos que ficam armazenados em seus espaços próprios (“barracões”) que concentrados formam o espaço denominado Cidade do Samba. Construída pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o Local foi inaugurado em 2005 na zona portuária para fins de melhores condições de trabalho para a preparação do carnaval. Está localizada na Rua Rivadávia Correa nº 60, na Gamboa, Zona Portuária.
Cidade do Samba
3
Estratégia de localização, Transporte e distribuição Física dos Carros Alegóricos até o Sambódromo
Os carros têm dimensões de 18 metros de comprimento, 8 metros de largura e 4,5 metros de altura, e são transportados da Cidade do samba, onde ficam localizados os barracões até a Marques de Sapucaí. Nesse percurso a maioria dos carros vai desmontada, justamente para que durante o percurso não haja contato com fiações, galhos de árvores, viadutos, túnel etc., minimizando a possibilidade de danos. O trajeto entre os dois pontos não é tão simples nem próximo, então a operação é realizada sempre na madrugada, por questões de antecedência na organização dos últimos ajustes, prazo definido pela organização do evento e tranquilidade devido ao horário.
O fato da Cidade do Samba