A logística aplicada como diferencial competitivo no ramo de supermercados.
A logística aplicada como diferencial competitivo no ramo de supermercados. Alexandre Maximiliano Lopes – max_jau25@hotmail.com (UNICEP)
Julianita Maria Scaranello Simões – profjulianita@yahoo.com.br (UNICEP)
Resumo
A aplicação da logística na movimentação e armazenagem de mercadorias, associada à melhoria das condições de trabalho dos colaboradores envolvidos nos processos são fatores relevantes e de extrema importância que devem ser avaliados na implantação e gerenciamento de estoques em supermercados. Neste trabalho, realizou-se uma avaliação nas formas de controle de estoque, armazenagem e movimentação de mercadorias. A partir da literatura levantada sobre o assunto, foi desenvolvido um estudo de caso em um supermercado situado na cidade de São Carlos, estado de São
Paulo, no qual a realização baseou-se no levantamento da situação no qual se encontrava, levantando e descrevendo os principais pontos críticos e sugerindo melhorias baseadas em conceitos logísticos para cada um dos problemas encontrados.
Palavras chave: Logística, Armazenagem, Supermercado.
1. Introdução
A importância dos supermercados no dia a dia dos brasileiros está cada vez mais em evidência, fato que pode ser comprovado pelo grande número de lojas espalhadas pelas cidades. A concorrência aumenta a cada dia e as empresas percebem a necessidade de se especializar, reduzir custos e oferecer preços competitivos.
A logística aplicada neste ramo é uma ferramenta valiosa para as empresas na busca por clientes. O diferencial competitivo que ela proporciona pode fazer toda a diferença para o cliente ao escolher em qual loja irá comprar, fatores como ruptura, perdas e falta de controle de estoque podem ser decisivos para a sobrevivência do supermercado.
O objetivo é avaliar como as técnicas de gestão envolvidas na logística, com foco em armazenagem, estão sendo aplicadas em supermercados de pequeno porte e sugerir