A literatura como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral
Clarissa Maria Bezerra dos Santos Messias2
RESUMO
A linguagem é uma ferramenta mediadora entre as relações sociais da criança com o ambiente em que se está inserida. A literatura infantil irá servir como instrumento para que sua linguagem seja amplificada de forma prazerosa e divertida. É através da literatura que a criança desperta outra relação com os diferentes tipos de sentimentos e visão de mundo. Baseando-se neste contexto este artigo tem como objetivo principal destacar a importância da literatura infantil como instrumento de facilitação no processo de desenvolvimento da linguagem oral. Através da análise de materiais bibliográficos o educador poderá incluir em sua prática pedagógica a literatura infantil para mediar esse processo em sala de aula proporcionando condições para o seu desenvolvimento intelectual e a formação dos seus princípios e valores tão essências para o seu convívio em sociedade.
Palavras chave: Linguagem. Literatura Infantil. Prática Pedagógica.
INTRODUÇÃO
Todos nós sabemos a importância que a literatura representa para o ser humano. Pesquisas feitas em todo o âmbito da educação nos revelam que as crianças que têm desde muito pequenas o contato com a literatura, são beneficiadas em todos os ângulos possíveis de suas vidas: elas apreendem melhor os conteúdos, elas pronunciam melhor as palavras e se relacionam melhor no meio social em que vivem. Através do contato com a literatura designada para as crianças à chamada literatura infantil, a criança desenvolve a criatividade, a autonomia, a imaginação, adquire cultura, conhecimentos e firmam os seus valores.
O contato diário que a criança vem a nutrir com o mundo da escrita, facilita e muito na alfabetização das mesmas, já que o livro didático é um dos principais suportes que o educador utiliza em sala de aula, para o