Literatura de cordel
A linguagem não está restrita ao âmbito da comunicação, mas também ao âmbito da memória do registro do movimento que o homem realiza na construção de sua história. A memória registra o movimento que o homem efetua na sua historicidade e, as mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento da raça humana.. Tais mudanças chegaram ao âmbito dos meios de comunicação, o que propiciou um avanço significativo nas formas de comu- nicação. Todos esses aspectos fazem parte da memória humana, ou seja, da sua necessidade de estabelecer comunicação e, acima de tudo, de registrar produção a cultural da humanidade.
Podemos concluir que a linguagem consiste num produto histórico cultural, uma vez que sofre o crivo do tempo e, especialmente, pelo fato de propiciar a produção de conhecimento de mundo (do passado, do presente, da mentalidade de uma época, de outras civilizações, etc.).
Atualmente identificamos o uso de linguagens alternativas e novas formas de apresentar conteúdos. Entre elas, destacamos aqui, a literatura de cordel, como linguagem alternativa para promover significado ao ensino.
A literatura de cordel consiste numa poesia de caráter popular, que originalmente era realizada apenas oralmente. No entanto, após alguns anos, ela passou a ser realizada de forma escrita ou impressa em folhetos. Um dos pontos mais relevantes acerca desse tipo de literatura que destacamos aqui é a sua relação com a perspectiva interdisciplinar. A interdisciplinaridade consiste na junção de componentes curriculares ou áreas de conhecimento diferentes, tendo como objetivo a construção do conhecimento conjunto.
A literatura de cordel pode ser definida como patrimônio da