A linguagem
ÉTICA I
Nome: Wagner de Souza Ferreira
Professora: Jovita
Mariana
2013
A LINGUAGEM
De acordo com o capítulo 4, a abordagem linguagem na visão de Aristóteles considera o homem como um animal político, social e cívico capaz de estabelecer a comunicação com outro homem através do que se chama linguagem. Essa capacidade está estritamente relacionada com a espécie humana já que, os animais utilizam se da voz para expressar dor e prazer já o homem, se utiliza da palavra (logos) para exprimir a justiça e a injustiça assim com o lado bom quanto o lado mau. Diante dessa particularidade é que se tornaram possíveis a relação social e política para a vida social. Nessa linha de raciocínio Rousseau em seu Ensaio sobre a origem das línguas destaca que:
“A palavra distingue os homens e os animais; a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado.” Nessa citação acima mencionada, a linguagem expressa a sua grande dimensão que evidencia que a emissão das palavras, gestos são reunidas e tem em si toda uma vivência social, uma cultura e valores atrelados. Essa forma ao mesmo tempo tão simples e profunda de se partilhar informações sugere que tenha surgido devido à necessidade de uma comunicação ao mesmo tempo simples e profunda de vida social. Sendo assim, dizer que a linguagem foi um dos requisitos básicos para vida em sociedade é uma evidencia inquestionável.
Esse instrumento é uma forma muito relevante porque tem o poder de influenciar as pessoas e ser influenciado por elas já que é uma conexão de idéias que gera e modifica pontos de vistas e pode modelar emoções, desejos e vontades.
Um exemplo notório dessa forma de expressão foi o discurso de Martin Luther King que manuseou bem o recurso da linguagem no recurso político para lutar pelos direitos civis