A Linguagem verbal e técnicas retóricas
LINGUAGEM VERBAL E TÉCNICAS RETÓRICAS
RODRIGO CASTILHO DE CARVALHO - EST1N
PSICOLOGIA DO TRABALHO
INTRODUÇÃO
O que é Linguagem:
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas idéias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem.
Na linguagem do cotidiano, o homem faz uso da linguagem verbal e não-verbal para se comunicar. A linguagem verbal integra a fala e a escrita (diálogo, informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.). Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, etc., fazem parte da linguagem não-verbal.
Retórica é um conjunto de regras para bem dizer em público ou para falar enloquentemente. Uma exibição de meios oratórios, que presume de bem falante, falador
Desenvolvimento
O sucesso da comunicação verbal depende da clareza das mensagens passadas, e esta está ligada à compatibilidade do acervo vocabular e intelectual dos envolvidos na troca de informação. Para que haja êxito, seja ela escrita ou falada, o receptor da mensagem precisa compreender o que lê ou ouve e para isso é necessário que a mensagem esteja em um código comum ao emissor e ao receptor (mesmo idioma) e que ambos estejam no mesmo patamar de conhecimento. Quando qualquer uma dessas condições essenciais falha, há o que é chamado de "ruído na comunicação".
Apesar dos grandes avanços tecnológicos, a comunicação verbal ainda é a mais usada para passar informações, principalmente nas relações interpessoais. Em uma empresa, por exemplo, avisos são passados com linguagem escrita, o e-mail ainda é o recurso mais usado para troca de mensagens via web e em relações familiares o diálogo permanece eficaz. Embora a comunicação visual seja hoje o recurso mais usado na propaganda, esta ainda utiliza de recursos verbais em alguns meios