Linguagem Verbal e Técnicas Retóricas
André Luiz Xaviér dos Santos
Sala: EST1N
Psicologia do Trabalho
Índice
Introdução........................................................................................................ pag 1
Conteúdo....................................................................................................... pag 2,3,4
Conclusão....................................................................................................... pag 5
Bibliografia...................................................................................................... pag 6
Íntrodução
Nesta obra teremos a oportunidade de entender um pouco mais sobre a linguagem verbal e também sobre as técnicas retóricas. Explicaremos sobre suas modalidades e suas aplicações em frases , textos e até mesmo em nosso dia a dia. Fizemos um texto símples para melhor leitura e fácil comprrendimento dos leitores.
Líguagem Verbal:
O termo "verbal" tem origem no latim "verbale", proveniente de "verbu", que quer dizer palavra. Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação.
A linguagem verbal tem duas modalidades: a Língua Escrita e a Língua Oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente. Entre a linguagem oral e a escrita há muitas diferenças, mas não uma oposição rígida.
Na linguagem oral, o ambiente é comum a ambos os falantes. Por isso, quando usam "eu", "aqui", "hoje", não precisam explicitar do que se trata. Além disso, os gestos, expressões faciais, altura do tom da voz, contribuem para a clareza da comunicação. Nesse sentido, a linguagem oral usa recursos diferentes daqueles usados na linguagem escrita.
Recursos da escrita
Na linguagem escrita, precisamos explicitar quase