A lingua portuguesa nos anos iniciais
O estudo deste projeto tem como objetivo apontar o trabalho lúdico como uma alternativa pedagógica a ser trabalhado com crianças na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental em sala de aula, com dificuldades no aprendizado e apontar à necessidade de tornar as aulas mais prazerosas.
“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade (Vygotsky, 1998)”. 2. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APREDIZAGEM
Que relações pode o jogo estabelecer com a Educação? Qual é o papel da atividade lúdica na aprendizagem e no desenvolvimento humano? Afinal, sala de aula pode ser um lugar de brincar? E se for, qual é o papel do professor? Como o jogo entra no planejamento da aula?
É necessário lembrar que o termo lúdico etimologicamente é derivado do Latim "ludus" que significa jogo, divertir-se e que se refere à função de brincar de forma livre e individual, de jogar utilizando regras referindo-se a uma conduta social, da recreação, sendo ainda maior a sua abrangência.
O lúdico é uma necessidade humana que proporciona a interação da criança com o ambiente em que vive, sendo considerado como meio de expressão e aprendizado. As atividades lúdicas possibilitam a incorporação de valores, o desenvolvimento cultural, assimilação de novos conhecimentos, o desenvolvimento da sociabilidade e da criatividade. Assim, a criança encontra o equilíbrio entre o real e o imaginário e tem a oportunidade de se desenvolver de maneira prazerosa. Atividades lúdicas criam um clima de entusiasmo, é este aspecto de envolvimento emocional que torna a ludicidade um forte teor motivacional, capaz de gerar um estado de vibração e euforia.
Como pratica pedagógica, tem como objetivo fazer com que a criança tenha mais interesse em aprender certa disciplina na qual está com dificuldades no aprendizado, pois a criança só aprende o que lhe dá prazer.