A ligação entre Ciência e Riqueza
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
JOSEMARIO FERREIRA
GESTÃO DA INOVAÇÃO
ANÁLISE COMPARATIVA DOS TEXTOS DE ROSENBERG E DE CASTELLS EM RELAÇÃO À RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E TECNOLOGIA.
Salvador
2012
JOSEMARIO MELO FERREIRA
GESTÃO DA INOVAÇÃO
ANÁLISE COMPARATIVA DOS TEXTOS DE ROSENBERG E DE CASTELLS EM RELAÇÃO À RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E TECNOLOGIA.
Trabalho apresentado a Universidade Salvador, como avaliação parcial do Mestrado em Administração Estratégica, para disciplina de Gestão da Inovação.
Salvador
2012
A Ligação Entre Ciência e Riqueza
O trabalho de Rosenberg mostra a relação e o distanciamento entre a ciência e a tecnologia industrial, que apesar das divergências sempre foram reabastecidas pelas mesmas fontes comuns. Deixando claro que esse fenômeno da tecnologia foi de suma importância e contribuiu vitalmente ao crescimento da economia.
Segundo o autor, por volta de 1600 os especialistas cultos ocidentais estiveram à frente das demais sociedades ao tratar estudos sistemáticos dos fenômenos naturais, fator importante da ciência à época de Galileu, demonstrando ainda que as economias ocidentais não acompanharam tal nível de crescimento se comparadas a de suas predecessoras por mais 150 ou 200 anos. Evidenciando que a relação entre crescimento econômico e liderança em ciência é um processo longo e complexo de entendimento.
Por volta de 1875, a tecnologia utilizada era atribuída a indivíduos que nem eram cientistas nem eram tão especializados no assunto, mostrando uma grande separação ocupacional entre ciência e indústria com algumas exceções como é o caso dos químicos. Começa a se observar uma mudança de comportamento nos meados em diante do século XIX, quando a ciência básica começa a dar explicações a fenômenos elétricos, químicos e outros naturais.
No decorrer do texto, Rosenberg afirma a morosidade da aplicabilidade da ciência, computando 275 anos para serem