A liderança nas organizações
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Missão: Formar cidadãos, através da educação, para atuar de forma transformadora, ética e crítica, no contexto profissional e social
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Professora: Maria de Lourdes Turbino Neves
TEMA: A LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
O QUE É LIDERANÇA?
A liderança é um processo social em que se estabelecem relações de influência entre as pessoas. O núcleo desse processo de interação humana é composto pelo líder ou lideres, seus liderados, um fato e um momento social. Podemos observar o processo de liderança em infinitas situações: na família, na escola, no esporte, na política, no trabalho, no comercio, na vida publica ou em espaços privados.
A partir do momento em que várias pessoas se reúnem para um trabalho, para executar uma tarefa, ou mesmo para assistir a uma aula, elas formam um grupo, pois irão se relacionar e possuir objetivos em comum. Em geral, nesse grupo, evidencia-se uma liderança, ou seja, uma pessoa consegue alterar as atitudes ou comportamento dos outros, conduzindo o grupo para a solução de um problema ou para alcançar um objetivo.
AS ORIGENS DO CONCEITO
Estudos dos anos 70, como os desenvolvidos por Paul Hersey (1969), na obra Psicologia para Administradores de empresas, sintetizam dezenas de análises que incluem desde categorias de administração cientifica de Taylor às pesquisas de Hartorne sobre moral dos empregados, estilos de supervisão e resultados de produtividade, nível de maturidade/imaturidade dos liderados, atuação da liderança em relações humanas e/ou na tarefa, eficiência e ineficiência nos resultados de produtividade, liderança situacional e estrutura dos grupos.
Esses estudos originados entre 1910 e 1970, sintetizados por esses autores, deram atenção principalmente aos aspectos comportamentais e pessoais relacionados ao trabalho. Nesse período, encontra-se uma das primeiras idéias sobre tipos de liderança, que se tornou