A liderança na Gestão de Projetos
Thiago Augusto Alves*
Resumo
Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância de uma boa liderança para o gerenciamento de projetos. Este estudo também investiga um pouco sobre os poderes que podem ser atribuídos a um líder, algumas características desejáveis que os lideres devam apresentem e os estilos de liderança que um líder pode assumir. Por ultimo e apresentado um estudo de caso, no qual se observam três estilos de lideranças aplicadas a um gerente de projetos dentro de uma pequena fabrica de software. A vivencia do autor e relatos dos amigos que atuam na are-a foi a motivação para a criação deste trabalho, que tem como objetivo estudar “de que os lideres são feitos”.
Palavras-Chave: Gerencimaneto de Projetos. Liderança. Poder. Grade Gerencial
---------------------------------------------------------------
*Pós-Graduando em Gerenciamento de Projeto de Software – PUC Minas
1.INTRODUÇÃO
Atualmente gerenciar projetos tem sido mais voltado a gerenciar pessoas, ou seja, trabalhar em conjunto com estas para se alcançar um objetivo em comum. No cenário atual, o Gerente de Projetos tem atuado fortemente no papel de líder. Mas nem sempre ele vem conseguindo atuar da maneira correta e conseguir bons resultados.
Mas o que define um bom líder?
2.LIDERANÇA
Um bom líder é aquele que exerce uma boa liderança e influencia sobre as pessoas, que as motiva e incentiva a atingir os objetivos estabelecidos.
Hunter define a liderança como: “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.” (HUNTER, 2004, p.25).
A liderança tem como base influenciar as pessoas e motivá-las a realizar um objetivo que pode ser em comum ou desejado. Um bom líder é aquele que consegue que pessoas que não apresentam interesse no objetivo realizem-no da melhor forma possível, ou seja, que as motive para