A libras como disciplina no ensino superior
Instituto de Ciências da Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Curso de Docência do Ensino Superior
Yonilce Ferreira Pamplona
Resenha do texto: A libras como disciplina no Ensino Superior
(ROSSI, Renata Aparecida)
Trabalho apresentado a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, orientado pela Profª. Dra. Sônia de Jesus Nunes Bertolo, como requisito avaliativo.
Belém - Pará
2012
ROSSI, Renata Aparecida. Revista de Educação. A libras como disciplina no Ensino Superior. Vol. 13. Nº 15. Ano 2010.
Resumo
O artigo trata da discussão sobre o processo inclusivo, abordando o pensamento segregatórias incutida na sociedade, apontando assim, os costumes e crenças. Nesse sentido a autora inicia uma argumentação assinalando as possibilidades de mudanças na concepção social, principalmente no que concerne a ensino de alunos surdos.
Apresenta ainda as vantagens da introdução da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) enquanto disciplina nos cursos de formação dos professores, por fim, aponta a legalidade do uso das Libras na perspectiva curricular de acordo com a legitimidade, bem como sua eficiência no processo ensino-aprendizagem.
Introdução
A autora inicia seu trabalho esclarecendo alguns termos, dentre eles o conceito de inclusão em seguida argumenta sobre seu objeto de pesquisa e suas inquietações. “Essa pesquisa pretende elucidar que se faz necessário superar práticas segregatórias e realizar ações eficientes frente ao aluno incluso”. A partir daí, enfatiza os processos curriculares e a qualificação dos professores com base na necessidade de cada aluno.
Desenvolve sua discussão apresentando os processos históricos da inclusão escolar, traçando um panorama sobre a integração e a normatização, em seguida conceitua tais nomenclaturas, sendo que ara a autora “a integração tem como o objetivo atender os alunos com algum tipo de deficiência no ensino regular e a normatização cuida para que as condições para essa