A liberdade de imprensa e o direito de individualidade
Caroline de Oliveira Domiciano
Elizabeth de Machado Faria
João Ribeiro da Silva Neto
Miriam Cássia de Souza
Raiany Priscila Ferreira dos Reis
Wanderson Jesus do Amaral
Resumo:
A pesquisa apresenta um estudo sobre um tema polêmico e abrangente, envolvendo dois direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal de 1988, que geralmente entram em conflito. Sendo assim traz-se o tema: A liberdade de imprensa e o direito da individualidade. O direito de liberdade de imprensa foi conquistado pelos membros da mídia que sentiam na pele e no bolso as amarguras da censura, assim como o direito de individualidade onde a integridade moral do indivíduo é denegrida pela força da mídia. A individualidade dos indivíduos é por tantas vezes afetada de forma direta pelo mau uso da informação, e isso reflete tanto na vida profissional quanto na vida pessoal do prejudicado.
Palavras-chave: Liberdade. Imprensa. Individualidade.
1- Introdução
O artigo que realizado teve como alvo fazer uma análise entre conflitos de Direitos fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988. Onde se desenvolveu a pesquisa cujo tema é: “A liberdade de imprensa e o direito de individualidade”.
A importância deste estudo justificou-se em função da análise de alguns dados bibliográficos, revelarem como que os direitos garantidos pela constituição, pode muita das vezes, entrar em conflito, se devendo optar por um só direito, ou o direito de liberdade de imprensa ou o da individualidade, depende do caso a ser analisado procurando ser o mais justo possível.
Este é um assunto que deve ser analisado com bastante cautela, pois envolve o direito de duas pessoas, e visto que se um lado ganha preferência o outro sai prejudicado seja profissionalmente ou de cunho pessoal.
Teve como enfoque a problemática: Como o Direito de imprensa pode interferir na individualidade das pessoas?
O direito a personalidade e o direito de