O QUE S O DIREITOS HUMANOS
O homem é o único ser vivo que determina a causa de suas ações, fixando prioridades e agindo conforme seus valores: racionais ou de necessidade. Em virtude de sua razão ele estabelece o que é bom ou mal para si, baseado em seus julgamentos.
“Quando essa liberdade é invadida por outrem, o homem tem a sua dignidade violada. A dignidade humana pressupõe o respeito do âmbito da liberdade que as pessoas necessitam para formar suas opiniões e, de acordo com estas, determinar suas ações.” (pág.11)
“A liberdade de decisão (autodeterminação) faz parte do núcleo essencial do ser humano” (pág.11)
A família, cultura, raízes e etc., fazem parte de sua dignidade. Interferir nas escolhas e julgamentos de alguém é considerado um ataque à dignidade. Nós seres humanos somos os ÚNICOS em que devem ser respeitadas as individualidades e singularidades, essas já citadas a cima.
Todavia não devemos ir a extremos e considerar cada pessoa com um ser isolado, devemos considerar um todo, a sociedade. “Apesar de toda a sua individualidade, o homem não é um átomo isolado na sociedade, uma vez que vive com outras pessoas e tem sua liberdade determinada essencialmente pelo meio em que vive e que exerce influência sobre ele.” (pág.12)
Quando o homem não pode mais dispor de seu corpo, quando ele é humilhado de maneira desumana e reduzido física e mentalmente, a sua dignidade é atingida de maneira irreparável; a integridade corporal é o último reduto em que um homem pode ser ele mesmo.
Abuso político
Em diversos Estados os direitos humanos são violados, através de conflitos étnicos, religiosos e territoriais, exemplo neste caso África; estrangeiros reclamam de sofrerem graves discriminações, exemplo França; e na Suíça refugiados são expostos a uma pressão xenofóbica maciça. “Os direitos humanos se tornaram um joguete nas mãos dos políticos.”
Conferências sobre direitos humanos internacionais são convocadas com objetivo proteger tais