A leitura e o conhecimento de mundo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Durante este semestre estudamos acerca da Leitura e a influência que esta sofre e produz sobre o mundo.
Com este trabalho produziremos um texto, sobre o tema, baseado em “Argumentação e leitura: a importância do conhecimento prévio”, de Isabel Cristina Cordeiro, a partir das bibliografias citadas neste.
2 DESENVOLVIMENTO
A capacidade de Leitura vem ao longo dos anos sendo refletida e questionada. Orlandi (2000) e Barbosa (1994) apontam alguns conceitos relevantes:
A leitura voltada especificamente à alfabetização, ou seja, “ler e escrever”;
E a atribuição de sentidos, sejam orais ou escritos, de linguagem verbal ou não verbal, na qual o sujeito busca seu conhecimento prévio de mundo para a compreensão do texto.
Segundo Silva (1998, p.67): “compreensão é projeto, é um modo de existir no mundo”.
Observamos que o ensino da leitura tem sido tema de debates e críticas que se refletem diretamente na escola. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), indicam a formação de leitores competentes, que consigam construir significados a partir do uso de diferentes Gêneros Textuais: A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc. Não se trata simplesmente de ‘extrair informação da escrita’ decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão.
Percebemos que o ato de ler, é muito mais que o simples fato de decodificar, consiste também em fazer inferências,