A leitura e a escrita na escola e os desafios atuais
Atualmente, os alunos tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, têm apresentado cada vez mais dificuldades nos processos de leitura e escrita, isto deve-se ao fato de que eles apresentam um alto grau de desmotivação, e também devido estarem inseridos em uma sociedade em que predomina a tecnologia. Mas, principalmente, porque o professor trabalha este aspecto de modo a reproduzir decodificar e avaliar os conhecimentos dos alunos conforme lhe fora transmitido, desconsiderando a atividade crítica, cognitiva e interacional. Neste sentido, a presente pesquisa visa discutir uma reflexão sobre as dificuldades dos alunos no que diz respeito a prática de leitura e escrita, e assim compreender as concepções a cerca dos processos de leitura e escrita segundo as autoras Kleiman (2000) e Matêncio (1994), cujo o objetivo é conscientizar os educadores sobre sua prática de ensino e incentivar a adotarem uma metodologia centrada em uma abordagem interacionista que leve em consideração não só o seu conhecimento, mas o conhecimento de mundo do próprio aluno.
Palavras-chave: Processo, leitura, escrita
Leitura é um fator importante na educação escolar, porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens, no entanto, seu conceito tem sido compreendido tradicionalmente como um ato mecânico de decodificação de palavras. Sendo assim, a leitura deveria ser vista como um processo de ensino/aprendizagem que vai além de um simples ato de decodificar, pois envolve uma complexidade e exige sacrifício, é também descobrir e descobrir-se.
Conhecer as suas concepções é fundamental para que o educador possa refletir seriamente sobre a importância que ela tem para o educando como processo de ensino/aprendizagem. Assim, em uma sociedade em que prevalece a tecnologia e a transmissão de cultura, o educador precisa conhecer as estrategias de leitura e procurar desenvolver no educando o domínio dessas estratégias, possibilitando, desta forma, uma leitura