Estudante
1. INTRODUÇÃO
O termo refratário é atribuído a um grupo de materiais, em sua maioria cerâmicas, capazes de suportar altas temperaturas sem perder suas propriedades físico-químicas, entre elas, resistência, baixa condutividade térmica e condutividade elétrica.
2. CARACTERISTICAS
Na condição de refratário, os materiais devem possuir: * Alta refratariedade, capacidade de suportar altas temperaturas sem deformar (acima de 1100ºC). * Estabilidade mecânica * Estabilidade química * Estabilidade dimensional; * Estabilidade ao choque térmico; * Baixa condutividade térmica; * Baixa permeabilidade
3. NA ENGENHARIA
A Cerâmica é um dos mais utilizados refratários, qualquer classe de material sólido inorgânico, não metálico (não confundir com termo ametal) que seja submetido a altas temperaturas (aprox. 540°C) durante manufatura ou uso. Geralmente uma cerâmica é um óxido metálico, boreto, carbeto, ou nitreto.
As cerâmicas são comumente dividas em dois grandes grupos:
* Cerâmica Tradicional - Inclui cerâmica de revestimentos, como ladrilhos, azulejos e também potes, vasos, tijolos e outros objetos que não tem requisitos tão elevados se comparados ao grupo seguinte. * Cerâmica Avançada, ou de engenharia - Geralmente são materiais com solicitações maiores e obtidos a partir de matéria prima mais pura. Alguns exemplos são substratos para chips de microprocessadores, cordierita como suporte para catalisador automotivo, ferramentas de corte para usinagem, tijolos refratários para fornos.
4. CLASSIFICAÇÃO
5.1. CERÂMICAS
O setor cerâmico é amplo e heterogêneo o que induz a dividi-lo em subsetores ou segmentos em função de diversos fatores como matérias-primas, propriedades e áreas de utilização. Dessa forma, a seguinte classificação, em geral, é adotada.
5.2. CÊRAMICA VERMELHA
Compreende aqueles materiais com coloração avermelhada empregados na construção civil (tijolos, blocos, telhas, elementos