A invenção do computador
Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista anteriormente. Sejam em casa, na escola, no trabalho, na faculdade ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. E ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas sim há mais de sete mil anos atrás.
Por esse motivo, nós resolvemos falar da invenção do computador, sua história, evolução, os tipos, as vantagens e desvantagens e assim vocês poderão ficar por dentro dessa invenção, que hoje, é responsável pelo funcionamento de muitas outras invenções, que estão aqui nesta feira, como a televisão, brinquedos, vídeos games, meios de transportes: avião, trem, carros modernos, metrô etc. Os celulares, equipamentos da área de saúde, câmeras digitais, robôs, etc.
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO
Como computar significava calcular, a idéia de se criar um computador surgiu da necessidade de se calcular grandes números. A primeira calculadora da história foi o Ábaco, depois veio a Máquina de Pascal, até que em 1833 um professor, Charles Babbage, criou um “motor analítico”, um computador programável, que calculava, controlado por cartões perfurados. O projeto fracassou por ele ser a vapor, as peças eram manuais e faltou dinheiro.
O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por um alemão, Konrad Zuse, o Z1. Ele tentou vendê-lo ao governo, mas não acharam que ele pudesse auxiliar no esforço da guerra, já que estavam em meio à segunda guerra mundial. E foi nessa época, que o exército americano criou o ENIAC (Eletronic Numeric Integrator and Calculator). Ele media aproximadamente 120m cúbicos, pesava 30 toneladas, usava cartões perfurados e fazia cálculos de balística, ocupava salas inteiras e foi um marco na história da computação.
Depois disso John Von Neumann propôs a transformação dos calculadores eletrônicos em verdadeiros “cérebros eletrônicos”, modelando o computador como nosso sistema nervoso