A invasão dos hicsos no Egito Antigo
Foi nesse contexto que os Hicsos, povo de origem asiática, ocuparam a região norte do Egito, bem próximo ao delta doRio Nilo, em busca de alimentos, pois de acordo com certos historiadores o território que habitavam estava passando por uma rigorosa seca.
Dessa maneira, a invasão foi feita com um único objetivo, encontrar terras férteis para o cultivo agrícola, algo que na região egípcia era completamente viável por conta do Rio Nilo.
Enquanto o Egito estava nessa briga política entre faraós e a elite da sociedade, os Hicsos estavam se desenvolvendo economicamente, socialmente e militarmente, se equipando com armas bastante resistentes e cavalos de guerra. Assim, quando efetuaram a invasão, não encontraram muitas dificuldades em ali se fixar.
Essa relação entre Hicsos e Egípcios, habitando o mesmo território, se deu até de maneira “pacífica”. Ambas as sociedades tinham uma boa relação uma com a outra, até que as brigas começaram a acontecer.
Já por parte dos Egípcios, assim como qualquer estado que perde algum território, nasce um sentimento de inconformação com aquilo, e dessa maneira querer de volta a anexação de tais territórios acaba sendo inevitável.
Para recuperar essa unidade política o Império Egípcio teve que entrar em duas batalhas. Os Hicsos não eram seus únicos desafetos na região. Ao norte, uma batalha foi travada contra os mesmos, e ao sul a batalha foi contra outro povo, os núbios, que estavam também a favor dos Hicsos.
O estado Egípcio acaba saindo vitorioso de tais batalhas recuperando seus territórios e a partir disso consolidando ainda mais o Império Egípcio.