A INTERNET NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM
Estamos vivenciando um momento de grandes transformações e avanços tecnológicos. A sociedade está mudando em um ritmo acelerado, surge a necessidade de contínua atualização em todas as esferas sociais, principalmente no âmbito escolar. Muitas formas de ensinar hoje, já não se justificam mais. A Internet adentra as salas de aula como uma ferramenta na mediação do processo de conhecimento.
A escola precisa compreender e incorporar a linguagem virtual da Internet, e integrar esta tecnologia de forma inovadora como fonte de pesquisa e ferramenta de trabalho, tornando-a um elemento que poderá contribuir para uma maior vinculação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem também fora do âmbito escolar.
A Internet enquanto ferramenta pedagógica, quando bem utilizada, poderá oferecer maior subsídio para uma nova postura na ação docente. Neste aspecto entende-se que os professores são sujeitos dos saberes e mediadores de toda ação pedagógica que ocorre no interior da escola, por esta razão, necessitam apropriarem-se das novas tecnologias, não apenas para motivar os alunos, mas para compreender o processo ativo e dinâmico que ocorre nessa interação entre o homem e a máquina.
É neste contexto de contínuas mudanças que o professor necessita mais do que nunca, orientar os alunos sobre onde e como buscar a informação. Saber propor questões de pesquisas, discutir e analisar criticamente as informações e as imagens que são veiculadas nas mídias e transformá-las em conhecimento para atingir os objetivos educacionais: aluno crítico, autônomo, curiosos, pesquisador, motivado, etc.
O desenvolvimento das atividades fundamentou-se em duas bases: ensinar os professores a utilizar primeiramente os equipamentos disponíveis, vencer o medo, a insegurança, e o entendimento e reflexão de novas práticas de ensino- aprendizagem que leva ao desenvolvimento do ser humano envolvendo conhecimento,