A Interação dos Países Americanos com os blocos econômicos
Um dos temas mais amplos e ao mesmo tempo um dos mais recentes, discutido na área de relações internacionais é a integração regional levando - se em consideração que é iniciado pelas duas décadas que se seguiram à 2ª Guerra Mundial, com a formação de blocos na Europa e em outras áreas do mundo, designadamente nas Américas, na África e na Ásia.
Neste contexto, portanto, é possível perceber que os processos de criação de instituições e a formação de blocos regionais, embora datados de longa data, podem ser considerados como traços característicos da Política Internacional Contemporânea.
Logo, neste primeiro clipping será discutida a Integração dos Blocos Econômicos das Américas, bem como a relação com os de outros continentes. Dessa maneira, foram abordadas noticias sobre os mais diversos blocos econômicos do continente americano, podendo evidenciar a NAFTA, o principal bloco da America do Norte, a Aliança do Pacífico, o novo e ascendente bloco da América Centro-Sul e o MERCOSUL, o até então consolidado bloco da America latina.
Analise
O cenário atual dos processos de integração na America não tem apresentado contornos precisos, pois as iniciativas mais tradicionais, como é o caso do MERCOSUL, vão cedendo espaço para modelos mais recentes e cooperativos como a Aliança do pacifico, que se afastam do modelo tradicional econômico voltado para a integração comercial.
Este novo cenário, portanto vem dando lugar as novas experiência na área da integração regional, Assim, por se tratar de uma conjuntura nova, e em movimento, é impossível dizer se as novas mudanças neste cenário irão ser benéficas ou não.
Mas de maneira geral, o novo regionalismo, assumiu características, vinculadas ao processo de globalização, atuando, portanto, não somente em caráter regional, mas mundial, conectando e abrangendo novos mercados em novas fronteiras, como é o caso do acordo entre MERCOSUL e E.U, obtendo assim, uma