pedagogia
Reflexão de Aprendizagem Psicologia e Pedagogia
A importância da Psicologia para a pedagogia no ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.
A psicologia é solicitada a intervir na solução de problemas bastante variados. Mesmo que esteja sempre encontrando resistências e oposições, ela tem contribuído em diferentes domínios, sendo o da educação um deles.
Voltamos a destacar a importância da escola. É preciso entendê-la como um meio transformador e questionador da sociedade e reconhecer sua dimensão progressista. E também é fundamental vê-la como sendo um meio constituidor para o aluno onde todo o seu cotidiano gira em funçãodela.
A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como = andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.
O papel do psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira.
A atividade pedagógica requer sobretudo do professor e para o seu bom desempenho identificar, compreender e lidar com o comportamento do aluno.
A interação professor/aluno muitas vezes é permeado por fatores subjetivos que exige do professor socorrer-se da psicologia nas mais diversas acepções para melhor se posicionar.
A psicologia da educação nos dias de hoje deve preocupar muito ao professor pelo seu papel desafiador no cotidiano e pela procura da compreensão da dimensão estrutural da mente do aluno.
Existe vários tipos de