Blocos economicos
Blocos Econômicos
Os Blocos Econômicos surgiram mais ou menos após o término da Segunda Guerra Mundial, graças a uma fase de grande expansão e enriquecimento de alguns países, como os Estados Unidos, na década de 70 e 80 com a crise do petróleo e grandes inflações esse crescimento sofreu um declínio e assim os países que eram considerados de Primeiro Mundo tiveram sua economia afetada. Com o avança tecnológico das pesquisas da época, junto com uma grande automação da produção, a terceirização começou a surgir e ter um grande impulso de influência na economia, isso fez com que a industrialização começasse a se tornar mais forte nos países mais ricos e isso exigiu investimentos dos mesmos para que a economia e os processos industriais tivessem cada vez mais sucesso. Isso explica o fato de começarem a surgir os primeiros processos de circulação de dinheiro entre as fronteiras dos países, os investidores começavam a procurar indústrias com melhores condições e uma relação entre os países economicamente falando, começou a se tornar fundamental. Cada um investia sua riqueza em um determinado setor do outro, assim a economia das grandes corporações internacionais tiveram seu grande desenvolvimento, surgindo numa fase de alta globalização da economia que deu início a formação e integração dos mercados mundiais.
No fim dos anos 80, ocorreu o fim da URSS, uma nova ordem econômica foi estruturada e os Estados Unidos, a Europa e o Japão se tornaram os principais centros econômicos. Com isso o capitalismo e o processo de globalização se aprofundaram e a necessidade de expandir seus mercados levou as nações a se juntarem formando os Blocos Econômicos. É importante ressaltar que os blocos econômicos já tinham surgido antes dos anos 90, mas somente com a decaída da URSS essa tendência se tornou forte em todo o mundo.
Globalização
Para entender o contexto dos mercados mundiais, é preciso entender que a globalização nada mais é do que um processo onde os