A inspira o o processo de sugar o ar para dentro do organismo
O ar entra no sistema respiratório pelas narinas que conduzem ao vestíbulo do nariz, onde na parte inferior contêm pêlos que servem para reter. Um desvio do septo nasal pode interferir na passagem livre do ar através da cavidade do nariz, o que pode ser corrigido cirurgicamente.
Expiração é o processo da respiração que promove a saída do ar dos pulmões, que tinha entrado pelo processo de inspiração. Expiração é o mecanismo de liberação de CO2 produzido durante o catabolismo celular, através dos alvéolos pulmonares. Para se dar a expiração ocorrem vários processos: Diminuição da caixa torácica Diminuição do volume pulmonar Relaxamento dos músculos intercostais Elevação do músculo diafragma A pressão interna é maior que a pressão atmosférica
O ar sai para equilibrar as pressões do gás carbônico.
A ventilação pulmonar ou respiração é o renovamento do ar contido nos pulmões de modo espontâneo e por ação dos músculos respiratórios, músculos intercostais e sobretudo o diafragma. c-Pressão intrapleural: é a pressão existente entre a pleura parietal e visceral, é sempre negativa, pois existe uma drenagem constante do líquido intersticial pelos ductos linfáticos, sendo no repouso – 5cm H2O. -Durante a expansão do pulmão a pressão intrapleural fica mais intensa e negativa, cerca de –7cm H2O (inspiração). Durante a expiração a pressão intrapleural, aumenta para – 3cm H2O, esta pressão é sempre negativa nunca positiva.Durante a expiração a pressão intrapleural, aumenta para – 3cm H2O, esta pressão é sempre negativa nunca positiva.
A pressão pleural refere-se à pressão existente no estreito espaço entre a pleura pulmonar e a pleura da parede torácica.
D-tipo1 Os capilares sanguíneos nos locais de intercâmbio gasosos tocam as células epiteliais pavimentosas que revestem os septos. As células que revestem os