A inserção das tics nas escolas
O laboratório de Informática da minha escola é utilizado pelos professores e alunos, em especial pelos alunos. São poucos os professores que levam os alunos para compartilhar conteúdos dados em sala de aula, a maioria resistem bravamente ao uso dos computadores, sob argumentos que vão do “não recebem capacitação direcionada ao conteúdo especifico” até o “quantidade de alunos no laboratório“, são poucos os que se dispõem a usar o computador de forma pedagógica ou mesmo repensar suas práticas pedagógicas diante da necessidade de inserir os alunos no universo digital onde eles, os alunos, e o próprio professor, já vivem há muito tempo.
Os alunos adoram trabalhar com os computadores, muitos deles vão a escola fora do horário de aula, eles fizeram da sala de informática um ponto de encontro, uma lan house, eles se conectam em salas de bate-papos e fazem pesquisas.
Em geral a sala de informática possibilitou a permanência dos alunos por mais tempo na escola e sem dúvida o laboratório é um grande aliado na formação desses alunos, tornando-os mais críticos, muitos não possuem computador em casa, e com a inserção na tecnologia nas escolas ele podem se comunicar com o mundo e se inserir no universo digital.
A sala de informática é disponível para todos, o acesso as TICs são ilimitados, porém muitos alunos e professores estão distantes do conhecimento sobre essa tecnologia e não sabem como usa-la corretamente. Percebo que a maioria dos alunos não são críticos, pois não possuem discernimento sobre os diferentes aprendizados, não são criativos, pois não conseguem usar essa tecnologia pra recriar-se e recriar o mundo e nem tão pouco são cuidantes, pois não sabem o que verdadeiramente interessa.
O computador é uma importante ferramenta pedagógica, como professora, a internet é uma das ferramentas primordiais para o desenvolvimento do meu trabalho, pois com ela eu faço pesquisas, consulto exercícios e novas explicações de conteúdos.
Desde