A inportancia da internet
As transformações tecnológicas a que temos assistido têm ocorrido a uma velocidade avassaladora: basta relembrar-nos que há cerca de 30 anos atrás poucos sabiam ligar um computador e o advento da internet parecia ainda uma miragem. As nossas relações eram mantidas face a face e a nossa vida era gerida num mundo ainda a três dimensões
A World Wide Web chegou e alterou por completo as nossas vidas: quem no futuro não estiver ligado a esta rede infinita, corre o risco de viver de costas voltadas para a sociedade.
As redes sociais foram uma novidade muito bem recebida por toda a sociedade em geral: pela primeira vez podemos contactar com alguém que se encontra distante sem vermos os seus olhos, a sua face; podemos também contactar com pessoas que nunca tínhamos visto antes.
O Facebook e o Twitter são no momento as redes sociais por excelência e desenganem-se os que pensam que só são utilizadas por puro lazer ou entretenimento.
Muitos dizem, e poderão ter toda a razão, que as novas tecnologias contribuem para uma maior exclusão social.
Mas agora pergunto: o modo como a sociedade de hoje em dia se encontra estruturada, não nos obrigará a ter uma vida virtual tão importante como a nossa vida real?
Seguem-se vários exemplos do nosso dia a dia: nos tempos que correm alguém que queira encontrar boas propostas de emprego já não utiliza os classificados do jornal mas recorre à internet; alguém que queira enviar o seu curriculum fá-lo por e-mail; há quem utilize o Facebook ou o Twitter por motivos profissionais, qualquer empresa que se preze tem obrigatoriamente de ter uma página online devidamente actualizada, se eu quiser saber as minhas notas no final de cada semestre tenho de recorrer à internet, quando preciso de me matricular tenho de o fazer via web.
A internet é um mundo gigantesco que permite quase tudo: efectuar compras, consultar a nossa conta bancária, preencher o formulário do IRS, etc, etc e etc…
Todas estas