A INFRA ESTRUTURA ESCOLAR E A REALIDADE DA EDUCA O BRASILEIRA
eliane cruz de sousa
A INFRA-ESTRUTURA ESCOLAR E A REALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Salinas
2013
eliane cruz de sousa
A INFRA-ESTRUTURA ESCOLAR E A REALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico; Comunicação e Linguagem; Seminário Interdisciplinar I.
Professores: Bernadete Strang; Marcia Bastos de Almeida; Juliana Fogaça Sanches Simm e Fabio Luiz da Silva
Salinas
2013
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL I
A infra-estrutura das escolas influi muito para um ensino de qualidade, vários indicadores educacionais apontam a existência de problemas associados à qualidade da educação no país, devido a má infra-estrutura contidas nas escolas de todo o Brasil.
A estrutura física da escola deve ser atrativa para os alunos de forma que eles possam sentir-se à vontade para desenvolverem suas atividades socioeducativas e desenvolverem seu pensamento crítico.
A proporção de alunos com desempenho escolar inadequado é grande. Apesar da quase universalização do acesso ao ensino fundamental ser uma conquista significativa e meritória de comemoração, o ensino ao quais estes jovens têm acesso sofre de sérios problemas.
Um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas sejam elas de ensino particular ou privado, seja da zona urbana ou zona rural é a defasagem escolar, pouco mais da metade dos alunos conclui o ensino fundamental. Apenas 40% de jovens entre 15 e 17 anos freqüenta o ensino médio e outra parcela expressiva ainda permanece no ensino fundamental.
Essa é parte de uma longa listagem de indícios de falhas do sistema educacional em sua missão de educar e que ainda são muitos os alunos que pouco aprendem e progridem lentamente ou abandonam a escola.
Esses