A influência que a Revolução industrial teve na vida da sociedade
Parte superior do formulário
A influência que a Revolução industrial teve na vida da sociedade, de acordo com o filme Tempos Modernos.
O filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, foi produzido no ano de 1936 e se constitui em uma das maiores críticas que o cinema promoveu, tendo como tema central a Sociedade Industrial Capitalista característica do momento histórico em que ocorreu a Revolução Industrial..
Breve análise das questões abordadas no filme
O filme inicia mostrando ao fundo um grande relógio, o símbolo maior dos Tempos Modernos , que é um dos principais lemas do capitalismo.
Logo no início do filme observa - se um monte de pessoas , correndo desesperadas para a escravidão das fábricas.O filme mostra as pessoa espantadas sem saber exatamente o que fazer. Gente que vive em pilhas de pessoas, sem propósito, como robôs. Mais do que o capitalismo, critica muito a sociedade industrial, seu ritmo alucinante, a falta de qualidade de vida e seus propósitos irracionais. Mostra que a velocidade da máquina não pode ser a velocidade do ser humano, porque assim as pessoas ficam automatizadas. O esforço humano em trabalhar como um relógio, dentro de um sistema de repetição mecânica, contínua e cronometrada, acaba por levar a pessoa a ficar com sérios problemas e psicológicos com é mostrado no filme. Aqueles que são mais fortes acabam sobrevivendo como se fossem máquinas, em um cotidiano sem esperança, criatividade ou alegria, onde a única atividade é a repetição de um par de gestos mecânicos simples.
Um dos pontos importantes do filme diz respeito à questão do consumo e a expectativa que a sociedade industrial traz para as pessoas quanto à posse do maior número de pertences. Carlitos e sua namorada, quando entram em uma Loja,pela primeira vez em suas vidas, primeiramente vão até a confeitaria saciar a fome e a sede, para logo em seguida se dirigirem ao quarto andar, onde estão os brinquedos. Da infância feliz que não