Petróleo
O que é: O petróleo é uma substância oleosa, formada a milhões de anos no subsolo, ocasionado na mistura de compostos orgânicos, cujo principal constituinte é os hidrocarbonetos. É uma substância inflamável, com densidade menor que a água, um recurso natural não renovável, e é a principal fonte de energia do mundo moderno.
Extração:
O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos importantes:
Prospecção: É a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo.
Perfuração: Uma vez descobertas às jazidas de petróleo, realiza-se a marcação com coordenadas GPS e boias marcadoras sobre a água do mar. Se for a terra, realiza-se a perfuração do solo de um primeiro poço. Se realmente existir o petróleo, outros poços são perfurados e analisa-se se a extração é viável economicamente. Extração: Na terra, o petróleo é encontrado acima de água salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos que bombardeiam o petróleo para a superfície. No mar, essa extração é mais difícil, sendo feita com a utilização de equipamentos especiais de perfuração e extração por meio de bombas em plataformas e navios-sonda.
Composição Química do Petróleo:
O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e quantidades variáveis de não-hidrocarbonetos. A composição do petróleo é geralmente descrita em termos da proporção de hidrocarbonetos saturados, hidrocarbonetos aromáticos e não-hidrocarbonetos.
Os hidrocarbonetos saturados, compostos de C e H unidos por ligações simples, incluem os alcanos normais, os isoalcanos e os cicloalcanos.
Os Hidrocarbonetos aromáticos são compostos que apresentam o anel aromático (benzeno) e ocorrem sempre no estado