o pagamento
Introdução
Desenvolvimento
Documentos utilizados na fase do pagamento
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Durante a vida, o homem teve a necessidade de viver em sociedade. Com a evolução dos tempos o homem deixou de recolher os frutos da natureza e dedicou-se outras actividades como a caça, a pesca, a agricultura, a pecuária e as outras actividades que foram surgindo ao longo dos anos, dando origem deste modo ao comércio que foi crescendo cada vez mais.
Como nem todos os homens são iguais (existem os bons e os maus) surgi assim o contrato que é o acordo pelo qual duas ou mais pessoas se obrigam a cumprir os vários pontos estabelecidos, com o objectivo de melhorar na compra e venda das mercadorias e manter a segurança de cada uma das partes. Neste trabalho nos iremos falar sobre o contrato de compra e venda.
O contrato de compra e venda: é o contrato pelo qual se transmite a propriedade de uma coisa ou de um direito mediante um preço.
As 4 fases do contrato de compra e venda são:
1. Encomenda
2. Entrega
3. Liquidação
4. Pagamento
Encomenda: fase em que se expressa a intenção de compra por parte do comprador
Entrega: fase em que se processa o envio das mercadorias pelo vendedor
Liquidação: fase em que se faz a fixação dos preços a pagar pelo comprador.
Pagamento: fase referente ao cumprimento da obrigação por parte do comprador, mediante a entrega total ou parcial do valor atribuído a mercadoria
Desenvolvimento
Após a liquidação, é necessário estabelecer a época e o local do pagamento. Se o local de pagamento não for mencionado no contrato este deverá efectuar-se de 3 formas:
1. No domicílio do comprador;
2. No domicílio do vendedor;
3. Num terceiro local (na maioria das vezes uma instituição bancária)
Quanto