A INFLUÊNCIA DO SPED NA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE
A INFLUÊNCIA DO SPED NA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE - Sped EFD - IRPJ1
Ana Flávia Santana Duarte
André Willian da Rocha Reis
Cristiano Rodrigues de Abreu
Humberto Marcelo Barbosa
Kelly Gláucia Furtado Alves
Mª do Carmo Gomes
Renato Bedine
RESUMO:
O tema desse trabalho é a moderna transmissão das obrigações acessórias pelos contribuintes ao fisco, enfatizando Escrituração Fiscal Digital do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica (EFD-IRPJ), cuja entrega será obrigatória para as pessoas jurídicas sujeitas à apuração do Imposto sobre a Renda pelo Regime do Lucro Real, Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado, e também para as Pessoas Jurídicas imunes e isentas. O projeto é parte integrante do SPED, Sistema Público de Escrituração Digital, obrigatório a partir de 2014.
PALAVRAS- CHAVE: SPED, Escrituração, Lucro, Renda, Fiscal.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho as ser apresentado faz parte das atividades pedagógicas da FACISABH, a ASPI, Atividade de Simulação Profissional Integrada, que tem por objetivo a cada final de semestre abordar temas diversificados, possibilitando aos alunos a interação interdisciplinar nos projetos apresentados, valorizando a integração, o desempenho de funções de forma colaborativa, o saber gerenciar tempo, equipe, e principalmente o desenvolvimento do saber ser e do saber conviver.
O projeto tem por objetivo, focar no sistema EFD-IRPJ, Escrituração Fiscal Digital do imposto sobre a renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica.
Com a modernização da tecnologia, o fisco, juntamente com os órgãos públicos fiscalizadores percebeu que teriam uma participação mais efetiva de seus contribuintes no cumprimento das obrigações acessórias, se as mesmas fossem transmitidas via on line. Essa transmissão de obrigações acessórias pelos contribuintes às administrações tributárias e aos