atps de calorimetria
Passo 1 (Aluno) Estudar sobre a caracterização de um fluido em equilíbrio hidrostático, no Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS).
-Fluido é uma substância que não tem forma própria, e que, se estiver em repouso, não resiste a tensões de cisalhamento. Classificam-se em Líquidos e Gases.
-Líquidos: admitem superfície livre, são incompressíveis e indilatáveis.
Gases: não admitem superfície livre, são compressíveis e dilatáveis.
Passo 2 (Equipe) Pesquisar sobre o funcionamento de um sistema de aquecimento solar, observando a função de cada elemento que compõe esse sistema. Também pesquisar sobre os materiais que podem ser utilizados para a construção de um aquecedor solar de baixo custo. As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre até o boiler. A água coletada está pronta para uso.
Funcionamento:
A caixa de água fria abastece o boiler
O boiler abastece as placas com a água fria
As placas absorvem o calor do sol e aquecem a água
A água aquecida retorna ao boiler e é armazenada
O boiler é térmico e conserva sua temperatura
A água sai quente do boiler para o consumo
Você mistura a água quente com água fria
E aproveita todo seu conforto e economia
Principais elementos de um aquecedor solar:
PLACAS SOLARES – Normalmente instaladas nos telhados das casas, as placas solares devem ser posicionadas bem orientadas para o sol, evitando-se áreas de sombreamento. Cada placa solar absorve a energia do sol e aquece a água que circula em seu interior.
BOILER – Na maioria das instalações solares o boiler ou armazenador térmico é instalado dentro dos telhados, entre a caixa de água fria e o topo das placas dos coletores solares. Sua principal função é a de armazenar a água aquecida pelas placas conservando-a quente até o momento do consumo.
CAIXA D’ÁGUA –