MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
DISCIPLINA GOVERNANÇA CORPORATIVA
CASE: IPO FACEBOOK
PROFESSORA: ADRIANE SOLE
ALUNO: LUCIANE APARECIDA RODRIGUES
1. Sob o ponto de vista da governança corporativa o que deu errado no IPO-FACEBOOK?
O IPO facebook realizado em 18 de maio de 2012, foi iniciado cercado de expectativas, visto como o IPO do século, porém, se mostrou como uma grande frustação mundial. O IPO do facebook surpreendeu negativamente muitos investidores com sua abertura atrasada e as incontáveis falhas de processos ocorridos. Um grande numero de investidores ficaram totalmente alheios a suas aquisições, vendas e principalmente ao preço das ações. Observa-se que os sistemas falhos foram testados por semanas e algumas horas antes com o objetivo de garantir que todo o processo seria correto e organizado, neste sentido a pressão sobre a bolsa de Nasdaq foi enorme, onde alguns investidores processaram – na alegando que a mesma divulgou informações importantes a investidores privilegiados que já sabiam de ante mão as estimativas de receita do Facebook. Vários outros fatores como a crise Europeia, a censura da rede social na China, podem ter também influenciado o insucesso do IPO FACEBOOK.
Sob o ponto de vista da Governança Corporativa acredito que neste caso faltou transparência, responsabilidade e principalmente compromisso com todos os investidores/pessoas envolvidas. Acredito que ambas as partes envolvidas falharam, impulsionados pelo desejo de lucro q qualquer custo talvez, fato é que falhas houveram e quem foi o maior beneficiado será uma incógnita.
2. Analisando a trajetória do FACEBOOK após o IPO, como você analisa a situação atual da empresa?
Analisando a situação da empresa Facebook pós IPO, posso concluir que, de fato como disseram alguns economistas este IPO não foi o fim do mundo para a empresa Facebook, fato é que, com certeza a venda e o preço das ações ficaram um pouco mais comprometidas por alguns